quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Normas de Envio de Trabalhos

A comunidade do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, tem a satisfação de convidar toda a comunidade acadêmica e profissional do Serviço Social e de áreas afins para o VI SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL – SRFPMESS, que será realizado no período de 13 a 15 de Novembro de 2010, em João Pessoa – PB.

Normas de Envio de Trabalhos

1. Tipos de Resumos / Apresentação

Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes ou professores de ensino superior e/ou pesquisadores. Os resumos submetidos pelos autores serão analisados e poderão ser aceitos ou não para a apresentação no evento. Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação oral ou na forma de pôster, conforme indicado pelos próprios autores. Consulte todas as normas fazendo a leitura integral deste documento.

1.1 Tipos de apresentação

Sessões de Comunicação Oral: salas divididas pelos eixos temáticos onde os trabalhos selecionados serão apresentados individualmente, e sendo assegurados 10 minutos por cada trabalho, com a oportunidade de compor um debate após as exposições;

Sessão de Pôsteres: a exposição dos trabalhos selecionados sob a forma de pôster obedecerá às seguintes orientações: Dimensão – 0,50m (mínima) a 0,90m (máxima) de largura por 0,90m (mínima) a 1,20m (máxima) de altura. Fonte que permita leitura a 2 metros de distância. Título - deverá ser o mesmo da comunicação enviada; em letras maiúsculas; Abaixo do título devem aparecer nessa ordem: nome dos autores, nome do apresentador (grifado), nome do orientador por último; nome do laboratório, departamento e instituição; nome da cidade e Estado. Corpo do pôster - Mínimo de texto e máximo de figuras, tabelas e quadros.

2. Resumos que "não" serão aceitos

Não serão aceitos, pela Comissão Científica do VI SRFPMESS, o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

 Resumo com mais de 06 (seis) autores (contando o orientador);

 Resumo de trabalho já publicado;

 Simples descrição de projeto, intenção de trabalho, trabalho com resultados preliminares;

 Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo eixo temático pertinente, nomes dos autores, título etc.;

 Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero.

3. Inscrição do autor

a)     Atenção: O autor que enviar o resumo é responsável legalmente por todo seu conteúdo (incluindo área, título, nomes dos autores, instituições etc.). A Comissão Organizadora é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação do Evento (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

b)    Não será permitido que um único autor apresente mais de um trabalho, embora possa estar em outro trabalho, neste caso, não como apresentador. Todas as apresentações ocorrerão num único dia (15/11/2010). Pelo menos o autor que irá apresentar o trabalho deverá obrigatoriamente fazer a inscrição. Serão permitidos dois trabalhos por autor, sendo um individual e outro coletivo, comunicação oral e/ou pôster. Dadas as circunstâncias supracitadas, um mesmo autor não poderá apresentar mais de um trabalho.


4. Prazos (Prorrogados):
Até 10/10/2010: é o novo prazo final para submissão do resumo pelo autor;
Até 15/10: análise dos resumos e envio dos pareceres;
15/10 a 17/10: divulgação dos resultados dos trabalhos;
17/10 a 31/10: prazo para envio do artigo completo para os autores que optaram pela
apresentação oral;
13/11 a 15/11: realização do VI SRFPMESS 2010.

5. Programação das apresentações e publicações
Todas as apresentações (oral ou pôster) ocorrerão em apenas um único dia, 15/11/2010. Será entregue ao autor presente no pôster ou na sala de apresentação oral, um atestado de apresentação para cada trabalho. Apenas os trabalhos que tiverem pelo menos um dos autores com a inscrição quitada no evento, terão os resumos (pôster) ou artigos completos (comunicação oral) publicados nos Anais do VI SRFPMESS, e entregues na forma de mídia tecnicamente tratada (CD-ROM), sendo assegurada uma cópia por trabalho.
Todos os trabalhos deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores inscritos. No caso de trabalho de alunos, o professor orientador não poderá ser o apresentador do trabalho.
6. Configurações e preparação do resumo (para envio de trabalhos nos dois tipos de apresentação)
Prepare o resumo no editor eletrônico de textos, Microsoft Word for Windows 6.0 ou 7.0, com fonte Arial, tamanho 10. Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso, ou no artigo completo, no caso de comunicação oral). Não aceitaremos trabalhos em PDF.

Eixo Temático



Consultar e selecionar um Eixo Temático. Informar no cabeçalho do resumo.

Título



400 caracteres no máximo (contando espaços) - escrever com letras maiúsculas (exceto nomes científicos, que também devem conter itálicos).


Autores e orientadores


No máximo 6 autores; deve ser incluso e contado o orientador (quando houver). Até 60 caracteres para cada nome (contando espaços). Escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa. Não inverter os nomes, não colocar vírgula e não abreviar. Não acrescentar titulações junto ao nome (ex.: mestre, orientador etc.) - se necessário, incluir junto ao campo da Instituição dos autores (a seguir).


E-mail


Informar somente o e-mail do 1º autor.


Instituição dos autores e orientadores


Podem constar no máximo 6 instituições, com até 80 caracteres cada (contando espaços). Se necessário, neste campo também poderá constar a titulação do autor. Obs: a identificação do orientador é obrigatória.


Introdução


No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e sua relevância.


Metodologia


No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; etc.).


Resultados e Discussão


No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.


Conclusões


No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.


Palavras-chave


Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada (com espaços). Sugerimos não citar o "eixo temático" como palavra-chave.



7. Configurações e preparação do artigo completo (somente para os trabalhos aprovados para as Sessões de Comunicação Oral)
Devem obedecer ao seguinte formato:

a) folha de rosto contendo o título do trabalho, nome (s) do (s) autor (es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), endereço, telefone e e-mail; a vinculação a um eixo temático, forma de apresentação (comunicação oral, pôster ou mesa temática coordenada) e indicação do apresentador do trabalho;
b) Os trabalhos, de no máximo 8 (oito) páginas, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, configurar papel A4, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm;
c) a primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, o RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos;
d) o texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda;
e) os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;
f) um espaço simples deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subseqüente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;
g) as tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;
h) cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;
i) com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguidos do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;
j) as citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

Somente os trabalhos completos recebidos em tempo hábil serão publicados nos Anais do VI SRFPMESS.

7. Eixos Temáticos para submissão de trabalhos científicos

1.     Políticas Sociais, Seguridade Social e Direitos Sociais;

2.     Questão Urbana, Questão Agrária e Meio Ambiente;

3.     Ética, Direitos e Serviço Social;

4.     Classe Social, Etnia, Gênero, Geração, Diversidade Sexual e Serviço Social;

5.     Justiça, Violência e Segurança Pública;

6.     Crise do Capital, Estado e Democracia;

7.     Questão Social e Trabalho;

8.     Movimentos e Lutas Sociais e Serviço Social;

9.     Serviço Social: Fundamentos, Formação e Prática Profissional.

8. Como enviar os trabalhos

E-mail para envio dos trabalhos: srfprmess.2010@gmail.com
Lembre-se que os trabalhos deverão ser todos enviados em formato Word 6.0 ou 7.0. Não receberemos trabalhos em PDF.

Atenciosamente,


Atenciosamente,
Wécio Pinheiro Araújo e Lidiane Cavalcante Tiburtino
Coordenação da Comissão Científica do VI SRFPMESS


CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL - UFPB

JOÃO PESSOA – PB
SETEMBRO – 2010

4 comentários:

  1. Tem data prevista para o resultado dos trabalhos aprovados? Pois a que consta aqui ainda é de quando o envio dos trabalhos ainda não tinham sido prorrogados...

    Grata!

    Roberta - SS/UEPB

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quando sairá o resultado dos trabalho, posto que haverá ainda o envio dos artigos completos para os trabalhos aprovados!!!
    grata
    kleylenda/ UERN

    ResponderExcluir
  3. Quando sairá o resultado dos trabalhos aprovados?

    Aguardo resposta.

    Jéssica Alline/UFPE

    ResponderExcluir
  4. Dia 25/10 sai o resultado.

    Att. Larissa Cavalcanti

    ResponderExcluir